O livro Criativo e Produtivo escrito por Josh Linkner, traz uma metáfora bem interessante relacionada a uma receita de família para bolo de carne. Em resumo a história é essa: Uma mãe está fazendo um bolo de carne com sua filha adolescente, um ritual que elas compartilham há anos. Como parte da tradição, as duas cozinheiras cortam uma extremidade do bolo antes de colocá-lo no forno. Um dia, a menina pergunta para mãe o motivo de se cortar o bolo de carne antes de colocá-lo no forno?
Surpresa, a mãe começa a pensar. Ela não tinha um motivo, a não ser o fato de que sua mãe sempre fizera assim. Juntas, ligaram para a avó para descobrir. Depois de uma risada, a avó admitiu que não sabia a resposta; ela aprendera a técnica com sua mãe.
Curiosas, as três foram visitar a bisavó na casa de repouso onde morava. Ao ouvir a pergunta, a mulher de 98 anos começou a rir. “Eu fazia isso porque não tinha uma assadeira grande o bastante!”
Essa metáfora é utilizada pelo autor para enfatizar uma tradição desatualizada: um sistema, processo ou crença que pode ter feito sentido no passado, mas não é mais relevante. Infelizmente, a maioria das empresas está repleta de “bolos de carne”. É sempre importante questionar as coisas estabelecidas e iluminar tradições antigas que não apresentam funções nem benefícios reais. Não é bancar o “cara chato” e questionar tudo, é olhar mais criticamente para o que está sendo feito em sua empresa, e buscar contribuir positivamente para sua melhoria.
Recomendo a leitura e principalmente a aplicação das técnicas contidas no livro! Forte abraço e até o próximo artigo!
José Hélio Ferreira da Costa
Consultor (Empresarial/TI) e Professor (Superior/Pós)
LinkedIn | Lattes