Há um famoso experimento psicológico em que um professor desenha uma linha de 30 centímetros na lousa. Ele então pede que a sala estime o comprimento da linha. O professor primeiro chama três “infiltrados”, pessoas que fazem parte do experimento. “Cerca de um metro”, diz o primeiro. “Hummm… talvez 80 centímetros” diz o próximo. “Acho que 1,20 metro”, declara o terceiro.
Em seguida, o professor começa a chamar outros alunos que não estão no experimento. O padrão estabelecido pelos três primeiros alunos influencia o resto dos estudantes, que dão respostas mais aproximadas às respostas tendenciosas. Os alunos tendem a dar respostas mais baixas, mas, ainda assim acima de 60 centímetros.
Em um grupo de controle sem os “infiltrados”, os alunos determinam precisamente o comprimento. Esse experimento clássico ilustra o poder do grupo e como alguns membros focais podem liderar o resto do grupo.
Em uma reunião de brainstorming, é importante tomar cuidado com membros que exercem maior influência sob os demais, pois como houve no experimento, eles podem dominar ou ditar tendências de pensamento. Uma dica importante, seria utilizar a técnica de writestorming (processo onde o falar é secundário, cada participante têm como objetivo escrever em pedaços de papel quais são as suas ideias), essa técnica gera uma blindagem ao processo criativo individual. Em um segundo momento, todos devem apresentar suas ideias e as melhores devem ser escolhidas por meio de votos dos membros do grupo.
Espero que tenham gostado! Deixem seus comentários, feedback’s são sempre bem vindos! Forte abraço e até o próximo artigo!
José Hélio Ferreira da Costa
Consultor (Empresarial/TI) e Professor (Superior/Pós)
LinkedIn | Lattes
LINKNER, Josh. Criativo e Produtivo – Os 5 Passos da Inovação Empresarial Que Geram Resultados Imediatos. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2014.
Portal do Marketing. Disponível em: <http://www.portaldomarketing.com.br> Acessado em: 22/01/2018