Infelizmente o último número divulgado pelo IBGE relacionado ao desemprego é alarmante, segundo o levantamento divulgado em 31 de mar de 2017, existem cerca de 13,5 milhões de desempregados no Brasil atualmente. Creio que você, que está lendo este texto agora, esteja lembrando de um amigo ou familiar que está passando por essa situação, ou até mesmo pode ser você a estar passando por isso também.
Tenho conversado com alguns amigos, e tentando ajudar de alguma forma. Algo que identifiquei em comum entre eles, foi o grande número de horas gastos no Linkedin. Seja pesquisando e se candidatando a vagas, marcando amigos em oportunidades dentro do perfil deles, discutindo o mercado e as perspectivas em grupos, etc.
Um detalhe que me chamou a atenção foi que alguns amigos ficam cerca de 4 horas ou mais apenas no Linkedin, porém o resultado vem sendo baixo ou insatisfatório…
_Hélio, o que você quis dizer com o título do post?
_O que quero dizer é: A visão é ainda mais ampla fora da caixa!
Sei que o tema é delicado, e o post não é uma solução mágica ou a última palavra para encerrar o assunto. Não, essa é apenas a minha percepção sobre o tema e a minha contribuição para tentar ajudar a ampliar os horizontes, para coisas que talvez possam não ter sido compreendidas até aqui.
Ai vão algumas dicas
_Opa, sou todo ouvidos! Ops, digo olhos! 😀
Explore novas possibilidades
Busque retomar contato com ex-colegas de trabalho, cursos de especialização, faculdades, etc para manter seu networking ativo e ter interação com profissionais de áreas que você deseja atuar, ou que possam lhe indicar para futuras oportunidades profissionais.
Outra possibilidade interessante é tentar algo novo, como um projeto para internet, consultoria, aulas particulares, novos produtos e/ou serviços, etc. A crise deve ser vista também com uma oportunidade única de se reinventar, de se permitir fazer algo novo, de errar talvez, mas com o intuito de aprender e crescer.
É hora de afiar o machado!
_Madeiiiiiira! 😀
Afiar o machado, é um sentido figurado para se qualificar! 😉
Muitos amigos vêm buscando de forma incessante uma oportunidade de recolocação, porém não conseguem atingir certos requisitos pedidos nas vagas. Uma boa saída para isso, seria ir dividindo seu tempo a busca por oportunidades e a qualificação. Leia nosso post: Há quanto tempo você não aprende algo novo, que tem dicas valiosas sobre o tema.
Cuidado com os charlatões!
Em meio a fragilidade de quem busca recolocação há sempre quem tente tirar vantagem da situação, usando de meios ardilosos para ludibriar as pessoas. Tomem cuidado com falsas empresas de recolocação, coaching com contatos em todas as empresas, fórmulas mágicas, enfim… procurem referencias antes de investirem dinheiro, de preferência com pessoas próximas para ter maiores esclarecimentos sobre como foi a experiência e o serviço prestado pelas empresas.
Vou ficando por aqui em mais um post no nosso Meia Horinha! Realmente espero ter podido contribuir positivamente nessa luta pela recolocação. Tenham fé e foco que a oportunidade virá!
Fiquem à vontade para compartilhar experiências e dicas para enriquecer a discussão.
Forte abraço e até a próxima meus queridos!
José Hélio Ferreira da Costa
Consultor e Professor universitário